ONG Parceira do PortoWeb

HERBERT DE PERTO

Logo no início do documentário "Herbert Bem de Perto", de Roberto Berliner e Pedro Bronz, está a cena que praticamente o resume. O vocalista e guitarrista dos Paralamas do Sucesso aparece, em 1995, exaltando sua autoconfiança e dizendo que, se acontecesse uma tragédia em sua vida, ele conseguiria tudo de novo.

"Estou perplexo de o mané aí não saber bem o que ele está falando", diz o Herbert de dez anos depois, olhando para sua antiga imagem de uma cadeira de rodas, conseqüência da queda de ultraleve que sofreu em 2001. O humor banhado de tristeza da frase traduz as dualidades da vida de Herbert -vítima de uma tragédia e herói por ter conseguido viver para além dela- e do filme, que explora muito os paralelos entre o passado e o presente do protagonista.
 

Pedro Bronz (Editor do Filme), Herbert Vianna e o diretor Roberto Berliner

Pedro Bronz (Editor do Filme), Herbert Vianna e o diretor Roberto Berliner

"A primeira vez que filmei os Paralamas foi em 83, no Circo Voador [no Rio]. Depois, filmei muitas outras vezes e me tornei amigo deles", conta Berliner, 48, que dirigiu videoclipes do grupo, como "Alagados", e os especiais "V, o Vídeo" (1987) e "Vamo Batê Lata" (1995). A proximidade explica o acesso a cenas da vida privada de Herbert. Em outro momento forte do filme, a equipe mostra a ele imagens de sua mulher, a inglesa Lucy Needham, morta no acidente de ultraleve. É uma parte incômoda, parece apelação, mas o próprio Herbert pede para voltar o vídeo; quer ver mais. "Foi ebulição imediata", lembra ele, hoje, da relação com Lucy, mãe de seus três filhos -que ainda não falam no documentário, mas poderão vir a gravar algo para o longa-metragem.


Intimidade

A proximidade de Berliner abriu as portas da família. Os pais, Hermano e Tereza, falam como, provavelmente, nunca tinham falado antes. A mãe, de maneira comovente, diz que Herbert chegou a morrer, mas que Lucy lhe pediu para voltar e criar os filhos. Hermano Vianna, o irmão antropólogo, também participa, e afirma que, clichê ou não, Herbert é um exemplo de fato para as pessoas. "Procuramos ressaltar a importância das famílias Paralamas e Vianna para o Herbert. São elos muito fortes", diz Berliner.

Roberto, Herbert e Pedro

A "família Paralamas" conta com o baixista Bi Ribeiro, o baterista João Barone e o empresário José Fortes, que dão vários depoimentos. Curiosamente, de todos os que aparecem no filme, o único que chora é Fortes, quando lembra ter ouvido dos médicos, em 2001, que Herbert tinha "chance remotíssima de vida". "Não falei isso para ninguém", recorda.
"Nesse filme, quem chora é o empresário", brinca o co-diretor Pedro Bronz, 32, responsável por pinçar do material bruto as imagens que seriam utilizadas e buscar outras nos arquivos da TV Globo e da gravadora EMI. Da Globo vieram as imagens do Rock in Rio de 1985, primeiro grande salto do Paralamas. É curioso ver que, mesmo pouco conhecido, Herbert bota banca na platéia por ter vaiado Eduardo Dussek e Kid Abelha na véspera: "Por que não ficam em casa aprendendo a tocar guitarra?"

O casamento fracassado com Paula Toller, vocalista do Kid, não está no documentário. Temas como drogas ou brigas do grupo no passado, também não. O acidente está, é claro, mas se evitou, para o bem do ritmo do filme, investigar as causas da queda. "Não queríamos julgar ninguém nem entrar em um campo especulativo", explica Berliner.

É uma produção, portanto, emotiva, dirigida por um amigo, sem revelações bombásticas. Mas cativa pelas falas e imagens raras, entre elas a de Herbert no hospital Sarah Kubitschek, em Brasília, fazendo fisioterapia e tocando guitarra em pé, em uma maca que suspende o seu corpo. São as únicas imagens do cantor na vertical depois do acidente.



>>> MATÉRIAS RELACIONADAS


- Vida de Herbert Vianna vai parar nos cinemas - Fantástico/Rede Globo (Out/2009)

- Herbert De Perto [Assistimos] - Na Rota do Rock (Out/2009)

- Diretores falam sobre Herbert de Perto - UOL Mais (Out/2009)

- Herbert de Perto (com vídeos e entrevista) - Saraiva Conteúdo (Out/2009)

- Entrevista Exclusiva com os Diretores do Filme após a pré-estreia em SP (Out/2009)

- Documentário Herbert de Perto evita o melodrama - Folha de São Paulo - 09/out/2009

- Bruno Medina, do Los Hermanos, comenta o documentário - MySpace Oficial Paralamas

- A Vida de Herbert Vianna está chegando aos cinemas (Globo.com - Jul/2009)

- Documentário sobre o líder dos Paralamas é premiado no II Festival de Cinema de Paulínia (Vitrola News - Jul/2009)

- Um Paralama no retrovisor (Jornal do Brasil - Jul/2009)

- Filme aproxima Herbert com olhares e silêncio (Notas Musicais - Mauro Ferreira - Jul/2009)

- Herbert Vianna na tela do cinema (O Globo - Jul/2009)

- Herbert De Perto e sem drama (Rolling Stone - Jul/2009)

- Herbert De Perto (Blog Câmera Escura - Jul/2009)



A+-     A  ?
» contatos

Rua Andradas 1560, sala 611
Centro - Porto Alegre-RS
Cep 90020-002

 (51) 3414-6381 (das 14h as 18h)
 Fale Conosco



ANUNCIE

AQUI

Saiba como






















Desenvolvimento PROCEMPA