ONG Parceira do PortoWeb

X. Corrida da Cidade de Porto Alegre

No último domingo foi realizada em Porto Alegre a X. edição da Corrida de Porto Alegre. O evento é alusivo e faz parte das comemorações do aniversário de nossa Capital. Faz parte do calendário oficial e é organizado e realizado pela Prefeitura Municipal, através de sua Secretaria de Esportes (doravante designada SME). 

 

 

No ano de 2012, a RS PARADESPORTO travou debate com a SME, questionando a ausência de premiação e divulgação da categoria paraolímpica. Sem resposta adequada, tivemos de "convencer" nossos atletas a participar da prova, como forma de homenagear a cidade e, também, de mostrar ao Poder Público que a categoria paraolímpica merece respeito. O fato ganhou repercussão na mídia e, inclusive, foi alvo de publicação na coluna do Hiltor Mombach (Correio do Povo) e no programa noturno Plantão Esportivo (Rádio Guaiba).

 

 

Terminamos por realizar protesto, com faixas e maciça presença de simpatizantes de nossa Associação, no dia do evento. Para piorar, na cerimônia de premiação nos deparamos com um palco sem acessibilidade. Nossos corredores tiveram a vexatória situação de receber seus prêmios embaixo do palco. Conferir matéria no seguinte link:  http://www.rsparadesporto.org.br/default.php?reg=696&p_secao=30.

 

 

Transcorrido o ano, veio nova comemoração do aniversário de nossa Capital. E o regulamento da Corrida, pasmem, não trouxe qualquer modificação. Idem quanto à divulgação. 

 

 

RS Paradesporto tratou, então, de agir rápido, no sentido de postular correções. E, com satisfação, presenciamos, no último domingo, nossos atletas dignificando a imagem das pessoas com deficiência. Os corredores em cadeira de rodas foram abraçados e venerados por todos. Venceram e ganharam sua premiação no palco. Ergueram seus cheques com sorrisos estampados no rosto. 

 

 

Ainda não chegamos lá. A premiação ainda não se equiparou a da categoria convencional, o que é um direito elementar dos atletas paraolímpicos. A divulgação não contemplou a categoria paraolímpica. Não estávamos no regulamento e não estávamos nos folders e cartazes de divulgação. Isso, com certeza, desmotivou a participação de dezenas de competidores paraolímpicos. 

 

 

Mas, enfim, temos razões para comemorar, especialmente pela satisfação a nos demonstrada pelos atletas, que são a razão de existir de tudo que fazemos. Gostaríamos de parabenizar a Secretaria de Esportes pela correção dos equívocos e por contemplar a todos na corrida de nossa cidade. 

 

A caminhada é longa. Em breve teremos a Maratona de Porto Alegre, também com distorções/discriminações no sistema de premiação. Seguimos na luta, com a certeza de que as melhores vitórias são aquelas que exigem maior esforço.

 

Diretoria RS Paradesporto



A+-     A  ?
» contatos

Rua Andradas 1560, sala 611
Centro - Porto Alegre-RS
Cep 90020-002

 (51) 3414-6381 (das 14h as 18h)
 Fale Conosco



ANUNCIE

AQUI

Saiba como






















Desenvolvimento PROCEMPA