ONG Parceira do PortoWeb
Portoweb / Portal da Solidariedade / RS PARADESPORTO / Paradesporto / Desportos Aquáticos / Vela Paraolímpica

ATLETA DO RS PARADESPORTO SE DESTACA NOS PRIMEIROS VENTOS DO PROJETO GAUCHO DE VELA PARAOLIMPICA

 

A Vela Paraolímpica já é uma realidade em Porto Alegre. O Iate Clube Guaiba foi escolhido para sediar o projeto que possui apoios da Federação Gaucha de Vela e do Comite Paraolímpico. O RS PARADESPORTO esteve presente desde os primeiros momentos, participando, inclusive da comissão que elegeu o Iate Clube Guaiba como melhor local para o projeto.

E, para nosso orgulho, um de nossos atletas já se destaca nos primeiros ventos do projeto. Julio César Cardoso Alves está desbravando as águas do rio Guaiba com grande desenvoltura e já se credencia para se tornar um atleta de alto rendimento da modalidade. Sob a orientação do Professor Anderson Paixão, os alunos do projeto tomam os primeiros ventos e vivenciam o contato direto com o iatismo. Além de Julio, dois outros alunos estào frequentando as aulas.

Agora o Rio Grande do Sul é um dos cinco polos em atividade no país. Os demais se localizam em Brasília, Rio de Janeiro, Sao Paulo e Florianópolis. Por enquanto o Comite Paraolimpico destinou ao projeto gaúcho dois barcos 2.4 mR (para uma pessoa navegar). Estes barcos são adaptados para que os velejadores tenham tudo ao alcance das mãos. A espectativa é de que, em breve, chegue ao Rio Guaiba um barco Sonar, com capacidade para uma tripulação de três pessoas (nesse caso a equipe de para-atletas não pode ultrapassar uma pontuação funcional de 14 pontos, podendo ser composta por deficientes físicos e deficientes visuais).

Em visita ao Iate Clube Guaiba na última 6a feira (dia 23.outubro.2009) foi possível verificar, in loco, o empenho e dedicação de dirigentes, funcionários e associados do clube ao projeto. "Nosso grande objetivo, além da reinserção, é preparar atletas para uma competição nacional que vai acontecer no segundo trimestre de 2010. Essa é nossa missão competitiva. Já existem candidatos para o projeto. A maioria deles é atleta de basquete em cadeira de rodas", contou Miguel Virgilio Petkovicz, vice-comodoro esportivo do Clube e responsável pelo projeto em matéria de 4 páginas e com destaque publicada na Revista n. 3 do Iate Clube.

Além da estrutura física (com vários dispositivos de adaptação já realizados), o clube coloca a disposição do projeto os profissionais Sonia Manacero, fisioterapeuta e sócia do ICG, Anderson Paixão, professor de educação física com ênfase em trabalhos com pessoas com deficiência, e Francisco Freitas, grande entusiasta do projeto e treinador experiente de vela no Rio Grande do Sul.

PARA CONFERIR MAIS FOTOS DO PROJETO CLIQUE AQUI



A+-     A  ?
» contatos

Rua Andradas 1560, sala 611
Centro - Porto Alegre-RS
Cep 90020-002

 (51) 3414-6381 (das 14h as 18h)
 Fale Conosco



ANUNCIE

AQUI

Saiba como






















Desenvolvimento PROCEMPA