ONG Parceira do PortoWeb
Portoweb / Portal da Solidariedade / RS PARADESPORTO / Paradesporto / Basquete em Cadeira de Rodas / A basqueteira

A CADEIRA DE JOGO

A cadeira deve ter medidas como pré-requisito, como forma de garantir a segurança e igualdade na competição. A cadeira deverá ter 3 ou 4 rodas; duas rodas grandes localizadas na parte traseira da cadeira e uma e/ou duas rodas pequenas na parte da frente. Nas últimas décadas, passou a se utilizar uma pequena rodinha, chamada de Anti-Tip, colocada na parte trazeira e mantida a 2 cm do solo. O objetivo é que o contato com o chão possa dar uma maior segurança ao jogador (especialmente no sentido de evitar quedas para trás).

Os pneus traseiros deverão ter um diâmetro máximo de 71 cm, e a roda deverá possuir um aro para impulsão (geralmente com 24 ou 26 polegadas).  Em regra,   as rodas são cambadas (abertas) de forma a possibilitar maior poder de giro (e drible) e também de forma a proteger as mãos dos atletas do contato direto com as rodas dos adversários.

A altura máxima do assento não pode ultrapassar 53 cm do solo e o descanso para os pés não pode estar a mais do que 11cm do solo, com as rodas dianteiras em posição alinhada para movimento para frente. A parte de baixo do descanso para os pés deverá ser desenhada de tal maneira que não danifique a superfície da quadra.

Cada jogador deve utilizar uma cadeira própria e específica tanto para suas medidas pessoais (altura e peso) como também para seu grau de lesão. Dessa forma, em regra, os atletas de categorias mais altas (pontuação acima de 3,5) utilizam cadeira de rodas com alturas máximas (53cm). De outra parte, os atletas com maior limitação funcional (pontuação entre 1,0 e 2,0), geralmente, utilizam as alturas dianteira e posterior para criar um ângulo de inclinação que lhe propicie maior estabilidade (atribuindo uma altura dianteira maior do que a posterior).

O jogador poderá utilizar uma almofada de material flexível sobre o assento da cadeira . A almofada deverá ser da mesma largura e comprimento do assento da cadeira e não pode exceder 10 cm de espessura, exceto para os jogadores das classes 3.5, 4.0 e 4.5, para os quais a espessura máxima permitida é de 5 cm.

O peso aproximado de uma cadeira de rodas de jogo é de 7 ou 8 Kg, dependendo de suas medidas. O preço aproximado de uma cadeira de rodas de fabricação nacional (confeccionada em alumínio) é de aproximadamente R$ 1.500,oo.





A+-     A  ?
» contatos

Rua Andradas 1560, sala 611
Centro - Porto Alegre-RS
Cep 90020-002

 (51) 3414-6381 (das 14h as 18h)
 Fale Conosco



ANUNCIE

AQUI

Saiba como






















Desenvolvimento PROCEMPA