ONG Parceira do PortoWeb
Portoweb / Portal da Solidariedade / RS PARADESPORTO / Paradesporto / Tenis em Cadeira de Rodas / Histórico

HISTÓRICO

O esporte foi criado em 1976, nos Estados Unidos, por Jeff Minnenbraker e Brad Parks. Ambos construíram as primeiras cadeiras adequadas à pratica da modalidade e a difundiram em seu país. Em 77, ocorreu o torneio pioneiro, em Griffith Park, Califórnia. O primeiro campeonato nacional em solo estadunidense, em 1980. Oito anos depois, houve a fundação da Federação Internacional de Tênis em Cadeira de Rodas-IWTF.

 

Ainda em 1988, a modalidade estreou nos Jogos Paraolímpicos de Seul, em caráter de exibição. Em 1991, a entidade foi incorporada à Federação Internacional de Tênis-ITF, que hoje é responsável pela administração, regras e desenvolvimento do esporte em nível global. A partir de Barcelona-92, o tênis em cadeira de rodas passou a valer medalhas. Desde então, a modalidade é disputada por homens e mulheres, em duplas e no individual.

 

José Carlos Morais foi o primeiro brasileiro a praticar o tênis em cadeira de rodas, em 1985. O médico gaúcho conheceu o esporte quando foi à Inglaterra competir pela seleção nacional de Basquete em Cadeira de Rodas. Lá, a vertente paraolímpica do tênis lhe foi apresentada durante uma clínica da modalidade. Atlanta-96 marcou a estréia do País nos Jogos Paraolímpicos. Novamente, Morais foi o pioneiro.

No Rio Grande do Sul a modalidade foi introduzida recentemente, em 2006, com um projeto da ASASEPODE - Associação dos Servidores da Área de Segurança Portadores de Deficiência realizado junto ao Ginásio da Brigada Militar.




A+-     A  ?
» contatos

Rua Andradas 1560, sala 611
Centro - Porto Alegre-RS
Cep 90020-002

 (51) 3414-6381 (das 14h as 18h)
 Fale Conosco



ANUNCIE

AQUI

Saiba como






















Desenvolvimento PROCEMPA